A imagem é um fator preponderante e de peso igual à formação e experiência profissional.
A construção de uma boa imagem tem como base ser e parecer e para tanto a atenção e vigilância tornam-se fatores essenciais que devem ser considerados no intuito de impedir ou evitar qualquer deslize fatal. Cria-la de forma sólida requer observação e estudo, pois só se tornará real e causará efeito positivo se for verdadeira.
O uniforme corporativo é uma forte ferramenta para implantar e aprimorar a cultura da elegância e da imagem adequada dentro de uma empresa. As organizações que fazem uso deste acessório como forma de padronização adequada a um ambiente profissional dão um passo muito importante para a construção de sua boa imagem, porém esta questão envolve mais que o uso em si de roupas iguais. A construção de uma imagem profissional reconhecida pelo mercado como exemplar e de sucesso não parte da base da pirâmide, o papel dos dirigentes é fundamental porque estes se tornam referências para seus colaboradores e conseqüentemente todos se tornam o reflexo de sua postura. Os funcionários tomam de exemplo seus superiores hierárquicos e sentem-se incentivados a se portarem da mesma maneira. Este comportamento é recebido e percebido pelos clientes externos e esta imagem disseminada no mercado. As empresas que fazem uso do uniforme aliado a práticas de etiqueta profissional conquistam uma imagem positiva e esta repercute no mercado favorecendo seus negócios, porém esta postura deverá ser constantemente orientada e reconhecida para seu aprimoramento.
Os benefícios que o uso do uniforme traz são diversos e vão desde o conforto e economia de tempo e dinheiro para o funcionário à adequação do ambiente de trabalho que reflete bom gosto e respeito pelos clientes. Quando se refere ao mercado de trabalho a boa imagem pode ser em muitos casos um fator decisivo, portanto torna-se responsabilidade de cada um e corresponderá a maneira como o indivíduo deseja ser percebido