proteinas
É o nome dado ao conjunto de regras básicas que a Ciência (em todas as suas formas) busca desenvolver a fim de coletar evidências observáveis e empíricas de forma lógica e racional, de modo a obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento.
Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos.
O que é ciência? É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica.
Todas as ciências possuem:
- Objetivo ou finalidade – distinguir as leis que regem determinações e fenômenos. – Função uma utilidade – Objetivos, que se subdividem em:
Material – o que se pretende estudar;
Formal – o enfoque especial, necessário em face das várias ciências que possam possuir o mesmo objeto material.
Uma ciência é reconhecida por três critérios:
Confiabilidade em seu corpo de conhecimentos;
Sua organização;
Seu método.
Formulação da pergunta.
Encontrar perguntas científicas não é difícil e não requer treinamento científico. Se você já sentiu curioso sobre algo, se já quis saber o que causou algum acontecimento, então provavelmente já formulou uma pergunta que poderia servir de base a uma investigação científica.
Etapas de um método científico:
Faça uma observação
Faça uma pergunta
Formule uma hipótese
Conduza uma experiência
Aceite a hipótese Rejeite a hipótese
Formulação de hipótese
Perguntas anseiam por respostas e o próximo passo no método científico é sugerir uma possível resposta EM FORMA DE HIPÓSETE. Uma hipótese é muitas vezes definida, como um palpite informado porque quase sempre se baseia nas informações que você dispõe sobre um tópico.
Em termos gerais, uma hipótese é expressa na forma de uma declaração “se... então”. Ao fazer uma declaração como essa os cientistas estão praticando raciocínio