Variáveis Economicas
Os preços: Em economia, contabilidade, finanças e negócios, preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos (também chamada de teoria dos preços).
Quantidades transacionadas no mercado: A quantidade demandada se relaciona negativamente com o preço, fugindo à Lei da Demanda, a qual afirma que quando tudo se mantiver constante, a quantidade demandada de um bem aumenta quando seu preço diminui. No caso dos bens substitutos, um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro bem, desequilibrando o mercado. No caso de bens únicos, os compradores aceitariam pagar o preço estipulado pelos produtores (caso do combustível no Brasil).
Taxas de juro: é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.
Taxas de câmbio: Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.
Inflação: é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços.
Fonte: Wikipédia definições econômicas. Temos também as taxas de desemprego, o salário e diversas outras. Existem variáveis que apesar de estarem externas à economia, a influenciam, como o clima, a situação social e política, as guerras e