Trabalho Integrado de Mkt
O Macroambiente de marketing compôe-se das chamadas variáveis incontroláveis, que são forças que a empresa não pode controlar, apenas se adaptar à elas. Para adaptar-se à elas, é necessário analisar as oportunidades e ameaças que tais variáveis apresentam. A diferença competitiva está na capacidade da empresa de reagir a essas oportunidades e ameaças. As variáveis que compõe o Macroambiente são: natural, demográfica, econômica, tecnológica, sócio-cultural e político-legal.
Variável Natural
No que se refere à variável natural de Macroambiente, aponta-se a importância de analisar tudo aquilo que envolve os recursos naturais renováveis ou não-renováveis que a empresa utiliza ou passará a utilizar. A capacidade de oferecer bens ou serviços para uma população ou determinado público pode ser influenciada pelo clima da região onde a empresa está localizada ou indústria e também pela cidade onde está a mesma. O governo pode também influenciar o ambiente natural de uma empresa quando gasta ou repõe recursos, assim aumentando ou diminuindo variáveis como poluição ou qualquer outra coisa que influencie no meio-ambiente e esteja relacionado à empresa.
“Em alguns casos, a empresa pode influenciar a disponibilidade de recursos no longo prazo, por exemplo, uma madeira pode plantar novas árvores, ou uma organização pode poupar despesas com combustível, fazendo com que sua equipe de vendas trabalhe por telefone do que pessoalmente.” (Churchill, 2000).
Uma empresa deve dar mais prioridade à análise do ambiente natural com a disponibilidade de matéria-prima, custos de energia, níveis de poluição ou influência do governo. Essa análise da variável natural do Macroambiente é fundamental para a criação de projetos e para o bom desenvolvimento da empresa.
Variável Demográfica
Variável Econômica
Dentre as forças que geram oportunidades e ameaças tanto para empresas quanto para segmentos, aparece