a imagem do brasil como potencia mundial
A República Federativa do Brasil é considerada, em âmbito internacional, uma superpotência emergente, devido a seu contingente populacional e ao crescimento econômico por que vem passando desde o Plano Real. O Brasil vem crescendo muito economicamente desde meados dos anos 90. Graças a Fernando Henrique Cardoso conseguimos abolir grande parte da inflação, que hoje é bem menos que na década de 80. Houve uma reorganização do país em pouco tempo. Realmente, crescer rápido assim em vinte e quatro anos não é pra qualquer país.
Mas o que está acontecendo? É que os países pobres estão crescendo rápido demais, enquanto os ricos estão despencando. Ninguém esperava que o Brasil crescesse tanto assim economicamente. Desde 2001, com a criação da expressão BRICS (acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o país passou a ser um importante ator no cenário mundial, canalizando investimentos.
O Brasil é a sexta maior economia do mundo por PIB nominal e a sétima por paridade de compra. A partir dos anos 1990 o país conquistou estabilidade econômica, atraindo investimentos estrangeiros. Em 2008, o PIB brasileiro atingiu a marca de 2,030 trilhões de dólares passando países como Canadá, Itália e Reino Unido e se aproximando da França.
As exportações triplicaram em cinco anos de aproximadamente 60 bilhões de dólares em 2002 para mais de 200 bilhões de dólares em 2008.
O Brasil é o maior detentor de bacias de águas doce do mundo e possui a 9ª maior reserva de petróleo do mundo após a confirmação em novembro de 2007, na bacia de Santos, do estoque do pré-sal que vem sendo estudado desde os anos 1980. Suas reservas econômicas internacionais estão na cifra de 335 bilhões de dólares. O real se consolidou como uma moeda forte e de intensa atuação na zona latino-americana. É um dos maiores fomentadores de atividades (fora os países desenvolvidos) nos continentes americano e africano através do BNDES e empresas públicas e