A RELIGIÃO ISLÂMICA E AVISÃO DO MUNDO OCIDENTAL SOBRE OS MUÇUMANOS
1559 palavras
7 páginas
De qual Oriente e de qual Ocidente se fala no século XXI? Assim mesmo no singular, ou as pluralidades e simultaneidades já superaram as uniformidades? E a chamada globalização acentuou ainda mais as particularidades regionais?” - Antônio CamposPluralismo cultural
Conceitos equivocados e misturados
Ainda há uma ocorrência muito grande de erro em relação aos conceitos árabe, muçulmano e árabe muçulmano. Muitas vezes os termos são confundidos ou mal interpretados. Pois bem, o termo árabe refere-se não só aos habitantes da Arábia, mas a todos os povos de língua e cultura árabe. Assim, podem ser chamados de árabes os egípcios, os marroquinos, os tunisianos, os libaneses e etc. Muçulmanos são aqueles que professam a religião islâmica. Existem povos predominantemente muçulmanos que não são árabes, como os turcos e os iranianos. Mas, no mundo globalizado dos dias de hoje, todos esses povos se encontram.
A palavra “encontro”, em sua densa ambiguidade, vem mostrando a todos que o diálogo entre ocidentais e orientais consiste numa relação que vai além do chamado conflito de civilizações, que ainda tem sua voga, mas que, crescentemente, tem-se obrigado a conviver com as diferenças, num mundo que já não pode pregar hegemonias e eixos maniqueístas sem constrangimento.
O poeta sírio e árabe Adonis disse que “o Oriente e o Ocidente só existem na geografia. No Ocidente há orientes mais orientais que no próprio Oriente. Não há diferença entre ambos, salvo geograficamente. O humano é o que me interessa”.
Nem sempre os conflitos entre árabes ou entre árabes e palestinos são compreendidos (Geopolítica em Quadrinhos)
Nem sempre os conflitos entre árabes ou entre árabes e palestinos são compreendidos (Geopolítica em Quadrinhos)
Jovens árabes e ocidentais nem tão diferentes assim
Cabe notar que desde o início da Primavera Árabe o mundo ocidental se viu mais próximo do mundo árabe. A divulgação dos fatos que se sucediam nas terras árabes pelas diferentes mídias mostrou