COMO A ENERGIA ELÉTRICA É GERADA NO BRASIL
1. INTRODUÇÃO 2
2. COMO A ENERGIA ELÉTRICA É GERADA NO BRASIL 3
2.1 Fontes de energia 3 2.1.1 Hidráulica 3 2.1.2 Gás Natural 5 2.1.3 Petróleo 5 2.1.4 Carvão 6 2.1.5 Nuclear 7 2.1.6 Biomassa 8 2.1.7 Eólica 9 2.1.8 Solar 9 2.1.9 Geotérmica 10 2.1.10 Marítima 11 2.1.11 Biogás 12
3. Como a energia elétrica é transmitida e distribuída no Brasil 13
3.1 Sistema Interligado Nacional (SIN) 14
4. conclusão 15
referências BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
Para entender como funciona a energia elétrica é preciso saber como ela é gerada e enviada para nossas casas para o consumo do dia-a-dia. O processo começa na geração de energia, que pode ser produzida de diversas formas, sendo a hidrelétrica a mais comum no Brasil, onde turbinas fazem a água dos rios se movimentarem e transforma-se a energia cinética desse movimento em energia elétrica. Mas além das hidrelétricas, existem muitas outras formas de se gerar energia elétrica. As energias eólica, nuclear e solar estão entre as mais conhecidas. Após o processo de geração, é preciso enviar essa energia obtida para o consumidor final. Para isso é necessário que empresas especializadas de todo o país se organizem unidas, já que é comum o fato de que a energia viaje longas distâncias entre o seu local de origem e o local onde irá abastecer.
2. COMO A ENERGIA ELÉTRICA É GERADA NO BRASIL
Para produzir energia elétrica é preciso obter a força necessária para girar as turbinas das usinas de eletricidade. Por meio dessas turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade. Essa força pode ser obtida de diversas fontes de energia primária. A fonte hidrelétrica está no topo da matriz elétrica brasileira (Imagem 1). Políticas públicas implementadas nos últimos anos, no entanto, têm feito aumentar a participação de outras fontes nessa matriz.
2.1 Fontes de energia
Existem inúmeras fontes