A imagem da cidade
A Imagem da cidade - Kevin Lynch
Em pensamento sobre o livro de Kevin Lynch que aborda a qualidade visual da paisagem urbana alem de suas características de conforto físico e visual e utilidade empírica, podemos concluir não somente a utilidade de tais tópicos, caso em si sejam empregados á realidade urbana, mas como também podemos falar sobre a transformação que isso causaria no modo de pensar sobre nossos centros urbanísticos e como conseqüência nos faria viver melhor. Como forma de análise o autor observou e analisou a estrutura e e como as cidades eram vistas por seus habitantes, ao meu modo de ver ele fez isso de maneira identificar os prós e contras com a análise física (em base de estruturas organizacionais) e a análise humana ( em sentido das pessoas que lá viviam). De fato, todos os elementos atuam em conjunto num determinado momento e a maioria dos observadores parece agrupar seus elementos em organizações chamadas complexos. Os complexos são percebidos como um todo cujas partes são interdependentes e relativamente estáveis em relação umas às outras. Levando em consideração toda a forma o autor também cita 10 características a serem empregadas para que haja um conforto e exista um planejamento em toda a estrutura da cidade, também como forma de análise citarei abaixo:
1. Singularidade ou clareza da figura-plano de fundo: nitidez dos limites; fechamento; contraste de superfície, forma, intensidade; complexidade, tamanho, uso, localização espacial.
2. Simplicidade da forma visível em sentido geométrico, limitação de partes, como a clareza de um sistema de quadrícula, de um retângulo, de uma cúpula.
3. Continuidade de limites ou superfícies; repetição de intervalos rítmicos, similaridade.
4. Predomínio de uma parte sobre outras em decorrência do tamanho, da intensidade ou do interesse, resultando da leitura do todo como uma característica principal associada a um conjunto.
5. Clareza de junção Alta visibilidade das