O Trabalho do Professor de Língua Portuguesa
Itapetinga
2014
MARDSON meira rocha
O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalho do 4º Semestre apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Estruturalismo e Sociolinguística, Literaturas de Língua Portuguesa, Seminário IV e Estágio Curricular Obrigatório I.
Professores: Eliane Provate Eliza Nantes Juliana Fogaça Sanches Simm Rosemari Calvazara Anderson Teixeira Rolim
Itapetinga
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa refletir sobre o trabalho do professor de língua portuguesa abordando temas como: Qual é o impacto das prescrições na prática de sala de aula, Quais aspectos compõem o saber pedagógico do professor de Língua Portuguesa, Quais saberes e competências são necessários para a realização do trabalho de ensino da Língua Portuguesa e sobre qual é o impacto da formação inicial na capacitação docente.
DESENVOLVIMENTO
Falar de prática docente em sala de aula é falar de um saber-fazer do professor repleto de nuances e de significados. Implica falar que os professores possuem saberes profissionais cheios de pluralidade que vêm à tona no âmbito de suas tarefas cotidianas. Não só saberes, mas, também, sensibilidades cultivadas ao longo de sua formação e atuação que orientam sua ação no contexto de uma sala de aula. Falar de prática docente exige, portanto, que falemos de sujeitos que possuem um ofício , o saber de uma arte, a arte de ensinar, e que produzem e utilizam saberes próprios de seu ofício no seu trabalho cotidiano nas escolas.
A prática docente no contexto da sala de aula não pode ser encarada