primeiros socorros
1. DEFINIÇÃO
São os cuidados prestados a uma vítima de mal súbito ou acidente até que a ajuda especializada esteja disponível para fornecer assistência definitiva.
Em outras palavras, é o atendimento imediato sem os recursos disponíveis para o suporte avançado à vida.
2. A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS
A grande maioria dos acidentes pode ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um atendimento especializado. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
3. OBJETIVOS
Os objetivos principais da prática de Primeiros Socorros são:
• Evitar o agravamento do quadro médico da vítima;
• Preservar a vida;
• Reduzir a ansiedade e o estresse da situação;
• Estimular a recuperação;
• Promover conforto à vítima.
4. PROCEDIMENTOS
Quem chega ao acidente logo que este aconteceu em geral se depara com cenas de sofrimento, nervosismo, e outras situações que exigem providências imediatas.
Para que possamos prestar um socorro de emergência correto e eficiente, precisamos dominar as técnicas de primeiros socorros. Se a pessoa de maior experiência e conhecimento for você, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rápida e precisa.
Transmita confiança, tranqüilidade e segurança ao acidentado, informando que o auxílio já está a caminho. Aja rapidamente, porém, dentro dos seus limites, usando os conhecimentos básicos de primeiros socorros.
Sinalize o local e procure torná-lo seguro. Não mexa no acidentado, a menos que o local