Curvas de nivel
CAMPUS ITABIRA
CURVAS DE NÍVEL
ITABIRA - MG MARÇO/2014 SUMÁRIO
INTRODUÇÂO....................................................................................2
OBJETIVO..........................................................................................3
MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................4
RESULTADOS...................................................................................5
REFERENCIAS..................................................................................6
INTRODUÇÃO
Na confecção de mapas e plantas é de grande importância apresentar informações sobre as altitudes e o relevo do terreno que será representado para não gerar confusões nas execuções de projetos e estudos.
A solução para este problema foi criar linhas imaginárias, as quais passam somente por pontos de mesma altitude no terreno. Estas linhas imaginarias são denominadas pela literatura como curvas de nível e tem como característica principal o fato de não se tocarem e sempre tenderem paralelismo entre si.
Para obtê-las é necessário o conhecimento de dois ou mais pontos de altitude do terreno para representar as diferenças de altitude no terreno é através do uso das curvas de nível.
Com a realização dos levantamentos topográficos altímetros (nivelamento, taqueométrico, barométrico, etc) é possível determinar as alturas dos pontos do levantamento (ANDREOLI, 2005), e deste modo traçar as curvas de nível.
OBJETIVO
A atividade prática teve como objetivo esboçar curvas de nível a partir de pontos cotados, os quais são obtidos em campo ou fornecidos por profissionais da área.