A igreja, instituição dominante do feudalismo
... que é a igreja na idade media? O termo, tomando de empréstimo do grego (ekleisia: assembleia), designa a principio a comunidade dos fiéis; este é o único sentido que ele é revestido em Bizâncio, assim como no ocidente durante os primeiros séculos da idade media. (P.167) Se o significado comunitário da igreja tende a ser eclipsado, ele não pode desaparecer totalmente. A fim de que a legitimidade da instituição seja fundada sobre a substituição do todo por sua parte mais eminente, a palavra deve também significar a cristandade em seu conjunto assim, se a igreja – identificada ao clero – ordena e dirige à sociedade, em seu sentido comunitário, ela é a própria ...(P. 168)
Embora a religião no sentido contemporâneo do termo não existia na idade média, as questões relativas á organização da igreja quer dizer as relações entre os clérigos e os laicos, de um lado, entre os homens e o mundo celeste de outro, são evidentemente centrais, mas nem por isso formam, em decorrência, um setor autônomo e separado do restante da atividade coletiva. (p. 168)
Os fundamentos do poder eclesial Diz-se que a igreja é a instituição dominante do feudalismo: ela se reproduz com sucesso como instituição, mais sem que as posições em seu interior sejam transmitidas de maneira principalmente genealógica, como é habitual para uma classe social (P.169).