Feudalismo
Esse modo de produção ocorreu na Europa Ocidental, na região do Ex-Império Romano. Ele vai perdurar por pouco mais de mil anos. Temos um período de formação (século V ~ X); um período de maturação (século X ~ XIII); e um período de crise (XIV ~ XVI)
O que é modo de produção feudal?
O modo de produção feudal é o resultado de um prolongado processo de reestruturação da Europa Ocidental após o colapso do modo de produção escravista. Como resultado do colapso do modo de produção escravista, notamos um longo período de estagnação e, por vezes, retração da Europa nesse período. Uma das primeiras características do feudalismo é o deslocamento da maior parte da população das cidades para o campo (ruralização). Isso ocorreu devido ás invasões barbaras nas cidades, a crise econômica do campo (que antes sustentava as cidades) e a falta de trabalho nas cidades. O colapso da antiguidade resultou na separação do campo com a cidade. Centenas de cidades deixaram de existir e aqueles que sobreviveram, ficaram com uma existência, independente com relação ao causo. Assim, o feudalismo é um modo de produção que se aplica ao campo.
Estrutura de funcionamento
A estrutura produtiva básica do feudalismo chama-se feudo. Trata-se de um domínio territorial rural governado por um nobre, chamado senhor feudal. A classe trabalhadora é formada por camponeses chamados de servos. O servo é um trabalhador preso à terra, isto é, não pode sair do feudo. Ele deve pagar tributos e obrigações para o senhor feudal. Em troca do pagamento de seus tributos e do cumprimento de suas obrigações o servo podia viver em uma parte do feudo chamada de "manso servil". Nesse "manso servil" o servo produzia não apenas para sua sobrevivência como também um excedente que era entregue ao senhor feudal na forma de tributos (já anteriormente mencionados). A obrigação do servo era a de trabalhar 4 dias da semana nas terras do senhor feudal, o "manso senhorial". O nome dessa obrigação era