feudalismo
2012
POLIANI CRISTINA FRATONI
O FEUDALISMO E AS SUAS RELAÇÕES DE ECONOMIA, CULTURA E SOCIEDADE
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na disciplina de Teoria da História, História Medieval, História da Educação,Antropologia, Seminário II, sob a orientação dos professores: Dirceu, Reinaldo, Taíse, Okçama, Giane, Fábio.
Cornélio Procópio
2012
1- Defina/ explique os conceitos históricos abaixo, indicado pelos professores de cada disciplina do semestre:
Teoria da História
História: É a ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo.
Tempo: Sucessão de momentos em que se desenrolam os acontecimentos, período contínuo e indefinido no qual os eventos sucedem.
Documento: Qualquer objeto elaborado com a finalidade de reproduzir ou representar uma pessoa, um fato, um acontecimento, um escrito que serve de prova.
Monumento: Construção ou obra de escultura destinada a perpetuar a memória de um fato ou alguma personagem notável, edifício majestoso
Historiografia
Escola de Annales: É um movimento historiográfico que se constitui em torno do periódico acadêmico francês, tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais à História.
Nova Esquerda Inglesa: É um termo utilizado para se referir aos movimentos políticos de esquerda surgidos em vários países a partir da década de 1960.
Contexto Histórico: forma de analisar acontecimentos históricos de uma determinada época embasando-se em valores e conceitos de outra época
Circularidade Cultural: conceito que se opõe ao velho paradigma cultura popular X cultura erudita.
“Um relacionamento circular [entre a cultura das classes dominantes e a das classes subalternas] feito de influências recíprocas, que se movia de baixo para cima, bem como de cima para baixo”. (GINZBURG, 1987: 13)