A Identidade Brasileira
Nação composta por índios, portugueses, negros, brancos, pardos e muitas outras etnias que juntas formam uma mistura tão grande a ponto de não ser possível identificar a origem de cada cidadão. São tantas gerações de brasileiros “misturados” uns com os outros que fazem literalmente do Brasil um país de todos.
Brasileiros que com o tempo aprenderam que não é preciso ter dinheiro, status, religião ou cor para torcer pelo seu time favorito na final do campeonato brasileiro, ou então aplaudir de pé ao desfile de carnaval no sambódromo da avenida e aguardar ansiosos pela apuração dos votos.
Aprenderam a dar seu “jeitinho” perante as constantes injustiças feitas pelo governo, a contribuir com uma das mais altas cargas tributarias do mundo e também que política não é circo e que tudo nem sempre precisa acabar em pizza.
Povo sofrido, escravizado, bem vivido e desconfiado, são algumas das características que podem ajudar a desvendar a verdadeira identidade do brasileiro. Talvez devido a tantas dificuldades vividas por aqui que tenhamos desenvolvido uma espécie de garra, uma necessidade de sobrevivência em meio a tantas injustiças o que fez de nós um povo batalhador. Mas até descobrimos de fato “o que é que a baiana tem” seguiremos sem rumo, porém mantendo principalmente a nossa cultura que é onde levamos conosco a maior metade da identidade do Brasil. A outra metade cabe apenas ao que nos caracteriza como brasileiros, sendo nós descendentes de portugueses, indígenas, negros, ou seja lá qual for a nossa descendência. O importante é que a identidade do Brasil está realmente dentro de cada um de nós e não podemos negar, assim como somos brasileiros dentro do Brasil, seremos fora também e sempre levaremos