Aristóteles
Aristóteles critica a dualidade de Platão, por que ele acha desnecessária a duplicação da realidade sensível.
6. Qual dificuldade central que Aristóteles atribuiu ao dualismo de Platão?
A dificuldade central era de que Platão separava o mundo da inteligência do mundo sensível já Aristóteles mantinha uma concorrência entre esses dois mundos mas sem abandonar o mundo sensível.
7.Qual o principal problema, segundo Aristóteles, na caracterização da natureza das ideias pelo platonismo?
A duplicação desnecessária das coisas. Aristóteles mostra que esse mundo das idéias, que Platão constrói metafisicamente com o objetivo de "dar razão" das coisas sensíveis, é uma duplicação do mundo das coisas que resulta totalmente desnecessária.
8.Que relação se pode estabelecer entre a definição de filosofia e a ciência?
A ciência procura saber muito sobre uma única coisa já a filosofia procura avaliar uma vastidão d conhecimento para poder saber sobre determinado fenômeno. A filosofia usa um único instrumento de pesquisa que é o raciocínio, já a ciência usa de vários recursos pra tentar entender as coisas.
9.Como você interpreta a afirmação de Aristóteles segundo a qual a virtude é um hábito?
É umhabito por que o homem não nasce virtuoso mas adquire com o tempo.
10.Compare a posição de Aristóteles acerca da virtude como a de Platão no Menôn.
Para Platão o homem nasce dotado de virtudes, para defender esta teoria, Platão recorre ao estudo dos Mitos.Já Aristóteles acredita que o homem nasce sem conhecimento algum, inclusive sem virtude alguma, apenas com a capacidade de aprendizado, e que é através da prática da virtude, que aprendemos a ter virtude, sendo assim, é preciso que alguém nos ensine o que é a virtude.
11.Qual a definição preliminar de alma que encontramos no Tratado da Alma?
A alma para Aristóteles e una e sua essência é simples mas a alma realiza múltiplas operações como por exemplo a nutrição,