ssensação
467 palavras
2 páginas
CURSO: MBA EXECUTIVODISCIPLINA: Gestão Financeira Preparação Prévia: Mod. A – (3)
Data: 08/06/2013
Módulo A – Conceitos básicos de Finanças e Governança Corporativa
Preparação Prévia (3):
Pesquisa acerca dos temas “Fraudes Financeiras”, “SOX” e “Governança Corporativa”
Responda as questões abaixo e entregue ao professor:
1 – Do que se trata a SOX? Quais empresas devem se submeter à mesma?
2 – Defina Governança Corporativa e aponte sua relação com os resultados financeiros de uma empresa.
1 – A Lei Sarbanes-Oxley (Sarbanes-Oxley Act, normalmente abreviada em SOx ou Sarbox) é uma lei dos Estados Unidos criada em 30 de julho de 2002 por iniciativa do senador Paul Sarbanes (Democrata) e do deputado Michael Oxley (Republicano). Segundo a maioria dos analistas esta lei representa a maior reforma do mercado de capitais americano desde a introdução de sua regulamentação, logo após a crise financeira de 1929.
A criação desta lei foi uma conseqüência das fraudes e escândalos contábeis que, na época, atingiram grandes corporações nos Estados Unidos (Enron, Arthur Andersen, WorldCom, Xerox etc...), e teve como intuito tentar evitar a fuga dos investidores causada pela insegurança e perda de confiança em relação as escriturações contábeis e aos princípios de governança nas empresas.
A SOx se aplica a todas as empresas, sejam elas americanas ou estrangeiras, que tenham ações registradas na SEC (Securities and Exchange Comission, o equivalente americano da CVM brasileira). Isso inclui as empresas estrangeiras que possuem programas de ADRs (American Depositary Receipts), do nível 2 ou 3, nas bolsas de valores dos EUA.
Dividida em onze títulos (capítulos), com um número variável de seções cada um, totalizando 69 seções (artigos), a SOx obriga as empresas a reestruturarem processos para aumentar os controles, a segurança e a transparência na condução dos negócios, na administração financeira,