Desafios relacionados ao Sistema Integrado de Gestão
Hoje em dia mais e mais organizações estão buscando aumentar sua eficiência e competitividade e isto pode ser percebido pelo aumento no número de certificados emitidos do tipo ISO e outros Sistemas de Gestão de Normatização. Devido à multiplicidade de certificados e, portanto, normas e padrões, as organizações estão buscando integrar estes sistemas, seja criando seu próprio modelo de sistema integrado de gestão ou implementando modelos já criados. Isto visando uma gestão de processos menos burocrática e mais rentável.
Conforme a seguinte frase de Edward Demming, “Todos os modelos estão errados, alguns são úteis.”, pode-se perceber que este é um campo de muitos desafios na criação e implementação de um sistema de gestão adequado. As dificuldades são de origem externa e interna, variando conforme a organização, e também relacionadas as normas. Segundo Bernardo et al (2011), há poucos estudos que examinam sistemas integrados de gestão, sendo que nenhum estudo empírico foi realizado com foco nos obstáculos do processo de integração. Em seu artigo, são citadas algumas das dificuldades apresentadas em outros artigos relacionados e ainda apresenta uma tabela organizada das mesmas. Seguindo seu modelo, obtém-se a seguinte relação, apresentada na tabela 1 (adaptação).
Tabela 1: Principais dificuldades encontradas na literatura durante processo de integração do sistema de gestão
Fatores Externos
Normas
Insuficiente harmonia entre as séries ISO 9000 e ISO 14000.
Incompatibilidade, até certo grau, entre a OHSAS 18001 e a AS 8000.
Diferenças entre elementos gerais das normas e suas exigências específicas.
Consultores
Falta de experiência e uso do serviço de consultores; particularmente a dificuldade em encontrar consultores qualificados; bem como a falta de habilidade em prover treinamento adequado para manter o sistema implementado.
Organizações Certificadoras
Falta de suporte por parte das