Identidade Brasileira
Ao consolidar a identidade do brasileiro 2010, a pesquisa Brasilidade revela que, em contraposição ao ser humano em geral, o brasileiro se considera “mais batalhador”, “mais alegre”, “mais solidário”, “mais criativo/inovador”, “mais prestativo”, “mais justo”, “mais bonito”, “sempre dá um jeitinho”, “mais sofrido”, “mais patriota”, “tem jogo de cintura”. Entre as frases expressas na pesquisa qualitativa estão, por exemplo: “Brasileiros para mim são pessoas alegres, super alegres, … frente aos países… São pessoas que ajudam em qualquer situação… todo mundo voltado em fé, que acredita num futuro melhor.”
No quadro “Consciência de ser brasileiro”, a pesquisa revela (em respostas múltiplas) características como “sou batalhador” (25%); “não perco a esperança nunca” (22%); “adoro futebol” (22%); “convivo bem com todo tipo de gente” (20%); “adoro conviver com amigos” (17%); “sei me virar com pouco dinheiro” (16%); “adoro música” (15%); “sei que para tudo tem um jeitinho” (11%). Traços que revelam um ser alegre, emocional e musical, que vive o presente e tem na adaptação e na flexibiidade a sua maior ferramenta de vida. Um lutador otimista, que gosta do convívio e vive com pouco.Nas regiões Centro-Oeste e Norte – 31% e 35%, respectivamente – há os maiores índices da percepção do brasileiro como um batalhador. A característica de “nunca perder a esperança” recebe destaque nas classes A (32%) e B (27%); e nas regiões Norte (39%) e Nordeste (28%). É também na região Norte que o amor pelo futebol é citado com maior destaque como característica que define o brasileiro (48%).
Como um “batalhador”, o brasileiro se considera um lutador permanente, que já nasceu em desvantagem – tem menos, pode menos, sabe menos. Justamente por isso transforma as fraquezas em fonte de energia; ele precisa de menos, aprende com a vida, adapta-se facilmente e inventa o que precisa. Em contrapartida, também em relação ao ser humano em geral, o brasileiro se considera