identidade da arquitetura brasileira
RIO BRANCO/AC 2014
RESUMO
O trabalho consiste em uma resenha sobre a identidade da arquitetura brasileira, o estudo leva em consideração a opinião de alguns arquitetos e dos autores.
Palavras Chaves: Arquitetura brasileira, identidade e importação.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................07
INTRODUÇÃO Segundo o arquiteto Carlos Lemos, a arquitetura brasileira nunca teve uma identidade. Mesmo porque não existe uma arquitetura brasileira, essa que é fácil de ser reconhecida, talvez só no período de colônia. Já para o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, a arquitetura brasileira se manifesta numa arquitetura tropical, integrada a natureza. Tendo como principais características a flexibilidade. É mais criativa e inventiva, menos rigorosa nos paradigmas, para ele o componente principal da nossa arquitetura é a possibilidade de ser um elemento de integração entre pessoas, culturas e diferentes espaços.
Para esses estudantes, a arquitetura brasileira apesar de espelhada no o que é produzido fora do país, passou por um grande processo de adaptação, a região, clima, cultura e o poder aquisitivo da população. A arquitetura no período colonial, foi marcada pela uniformidade, as casas eram construídas no limite do terreno, não haviam recuos e jardins frontais, os telhados eram sempre de 02 (duas) águas, as paredes eram geminadas e garantiam a estabilidade estrutural, as construções visavam o padrão português, para que os imigrantes e visitantes portugueses que viessem ao Brasil, não sentissem um grande impacto em relação a arquitetura. Com o passar do tempo e com a influência da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, surgiram as transformações, abandonando as