A história de lampião o rei do cangaço
BELÉM
2014
História de Lampião “O Rei do Cangaço”
Este trabalho apresenta a vida e biografia de Lampião, conhecido como o rei do Cangaço, seus feitos, alianças e terror cometidos por ele e seus comandados no Nordeste Brasileiro.
Prof: Marcos Vinicius
BELÉM
2014
Sumário
1) Introdução
2) História de Lampião “O Rei do Cangaço”
a) Biografia
b) Contexto histórico
3) 3. Maria Bonita
a) O papel da mulher no bando dos cangaceiros
4) 4. Anexos
5) 5. Conclusão
6. Bibliografia
Introdução
Neste trabalho iremos observar a história de Lampião um símbolo do Nordeste brasileiro que marcou seu nome na história, um dos bandidos mais temidos e procurados, liderou um movimento social acontecido no nordeste brasileiro, o cangaço, comandando vários jagunços, que dominaram a região por mais de vinte anos, nos períodos entre os séculos XIX e XX.
Lampião “O Rei do Cangaço” Afinal, quem foi Lampião, o maior ícone do movimento do cangaço, adorado e odiado, herói e vilão, pra uns um o Robin Hood do sertão, pra outros um bandido assassino, cruel e sanguinolento. Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, nasceu em 7 de julho de 1897 na pequena fazenda dos seus pais em Vila Bela, atual município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. Era o terceiro filho de uma família de oito irmãos.
2.1.Biografia:
- Nasceu numa família de classe média baixa.
- Trabalhou com o pai, na infância e parte da adolescência, cuidando de gado.
- Trabalhou também com transporte de mercadorias em longa distância, utilizando burros como meio de transporte de carga.
- Envolveu-se em brigas familiares na juventude e entrou para um bando de cangaceiros para vingar a morte do pai.
- Em