Formaçao de Instrutores
Curso: Gestão de RH
Campus: Duque de Caxias
Professora: Vera Bartolo
Participantes do Grupo: Daiane Luiza, Elaine Gonçalves, Elaine Pereira, Shirlene da Costa Silva e Indiara
Métodos Vivenciais e T&D
RECURSOS VIVENCIAIS AVANÇADOS
Aprendizagem Significativa
O aprendizado só é significativo, isto é, algo que lembramos para a vida toda, quando é relevante ou pode se ancorar em algo relevante. Caso contrário, será o que David Paul Ausubel chama de aprendizagem mecânica, coisa que se aprende e logo se esquece.
A aprendizagem significativa acontece em degraus, como uma escada, por meios de conceitos ancorados uns sobre os outros. O conceito que serve de âncora para o próximo é chamado de “conceito subsunçor”. Quando não existe um conceito subsunçor, cabe ao focalizador introduzir o que Ausubel chama de “organizadores prévios”, conceitos anteriores ao que deve ser aprendido em que o aprendizado possa se apoiar.
Para que a aprendizagem significativa ocorra, deve ser gradual. Ausubel chama isso de “diferenciação progressiva”: Começar vendo as coisas de maneira geral e ir gradualmente entrando em detalhes.
Também é recomendado que o focalizador faça, no final de cada etapa de aprendizado, o que Ausubel chama de “reconciliação integradora”: Fazer as relações entre o que foi aprendido e sua aplicação prática.
Economia de Experiência
É uma teoria de marketing criada por James Gilmore e Joseph Pine. Ela diz que estamos na transição de uma economia de serviços para uma economia de experiências, ou seja: De agora em diante, as pessoas não vão procurar apenas bons serviços; Vão procurar experiências inesquecíveis.
A teoria de Pine e Gilmore mostra como tornar uma experiência inesquecível e para que isso aconteça, precisamos de quatro elementos:
a) Entretenimento: Entreter-se é estar passivamente absorvido pelos sentidos, como