ABNT Pesquisa Histórica faculdade curso
Bacharelado de _______________
Relatório de Pesquisa
O Cangaço
São Paulo
Setembro/2015
Relatório de Pesquisa
O Cangaço
Trabalho com conteúdo de pesquisa sobre a história e reflexão conceitual, apresentado como parte da Avaliação Continuada da Unidade Curricular __________(incluir o nome do curso), sob orientação das professoras(es) _________ e __________.
São Paulo
Setembro/2015
Componentes do Grupo
Nome: RA:
----------------------------------
00000000
Sumário
Introdução 01
1. Onde e como começou? 02
2. Objetivo do movimento 03
3. Conclusões Preliminares 04
4. Referências 05
Introdução
A cultura abordada e analisada refere-se ao grupo conhecido como “Cangaceiros”. Homens e mulheres que passaram a vida em crimes contra as pessoas do nordeste do Brasil. Vamos explorar o tema desde sua origem. Como trabalhavam? De onde surgiram? Quais eram seus métodos e seu convívio social? Como encerraram sua carreira?
Essas e outras questões serão abordadas nessa pesquisa, com o intuito de explanar o tema de forma precisa e completa serão indagadas. Entretanto, vale ressaltar que o tema “O Cangaço” possui informações que são passadas por gerações, e registros históricos de experiências que outras pessoas tiveram com esse grupo de pessoas.
Suas origens e estórias estão marcadas nas raízes do Recife, onde tudo começou. E hoje fazem parte de um fato histórico do Brasil.
1. Onde e como começou?
O cangaço foi um fenômeno no nordeste, onde foi criado por José Gomes conhecido como Cabeleira. Cometendo crimes na região de Recife, orientou homens a atacar vilas e cidadelas da região para pilhar e acumular riquezas. Ao contrario do que muitas pessoas pensam sobre o cangaço, não foi o famoso Lampião que criou a facção de criminosos nômades.
Lampião - Era o símbolo dos homens que criaram a ideologia dos cangaceiros1
O cangaceiro mais famoso da história, sem dúvidas, foi