Centro Aquatico De Pequim
Cubo de água – Centro Nacional de Natação em Pequim
Água
Este é um edifício sobre a água.
A água transforma-se num ´material de construção´ que desmaterializa o edifício de uma forma significativa. Que é a estrutura molecular da água em seu estado de espuma magnificado na estrutura do edifício.
A estrutura de água amacia e dissolve todas as bordas, e dá ´micro´detalhes à totalidade monolítica. A sofisticação e o ludismo dos componentes e a simplicidade e monumentalidade do todo dá ao edifício uma dualidade interessante.
Numa cidade continental como Pequim, a água torna-se tão preciosa e estar com a água torna-se um luxo na vida das pessoas. Para nós o Centro de Natação transcende sua funcionalidade durante os Jogos, porém torna-se um paraíso no coração de Pequim que traz alegria e todo tipo de fantasia de estar com a água.
Relação com o Estádio Nacional
Acreditamos que o Centro de Natação deva apoiar o Estádio Nacional. Deveria demonstrar sabedoria e beleza sem exibir um grande gesto que compita e sobreponha o do Estádio Nacional.
Como um contraponto à imagem energética, masculina e totêmica do Estádio Nacional, o cubo d´água aparece sereno, etéreo e poético, com atitudes flexíveis que respondem às pessoas, aos eventos e estações do ano.
O sentido de serenidade e o potencial de mudanças são considerados como elementos-chave, assegurando que nosso estádio comporta esse papel coadjuvante.
Filosofia chinesa
- Quadrado
Um quadrado