A história de javé
A história é narrada por Zaqueu, comerciante as margens da represa, conversando com um viajante e outros clientes durante a noite.
Javé é uma destas cidades de população ribeirinha, de povo humilde daquelas cidades pequenas onde todo o povo se conhece.
Acontece que um dia veio a grande notícia, a construção de uma Hidrelétrica e o curso das águas tomariam o lugar da cidade, levando a cidade ao desaparecimento.
Após uma reunião entre os moradores de Javé, é informado que a única maneira de a cidade não ser alagada e desaparecer nas águas, seria se ela tivesse uma história que fosse realmente um patrimônio local.
Agora desesperados os moradores que em sua maioria analfabetos, precisam encontrar um escrivão onde possa relatar todas as histórias importantes da cidade. Assim, os moradores decidiram escolher Antonio Biá, ex carteiro que trouxe muita confusão para a cidade pois escrevia cartas contando histórias mentirosas a respeito dos habitantes da pequena cidade Javé.
Todos os entrevistados falavam de Indalécio, fundador da cidade, porém não havia um acordo onde provasse a história realmente correta. Biá entrevistava as pessoas e cada vez mais se tornou incrédulo a respeito de uma salvação de Javé.
Por fim, a cidade foi inundada pelas águas, todos os moradores tiveram que abandonar a cidade pois mal podiam registrar os relatos das histórias de