Resumo-Narradores de Javé
Rayssa Amancio Santos
Resumo
A história observada de acordo com o filme é que a pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa, e o povo de Javé de fato não aceitava a construção dessa usina. Inconformados logo trataram de fazer algo para que a construção fosse impedida, no entanto os moradores de Javé não iriam receber indenização, e nem serem notificados, porque não possuíam registros, nem documentos das terras.
Os moradores de Javé descobriram que se tivesse um patrimônio histórico, tipo um documento científico, poderiam de fato preservar a cidade de Javé, portanto eles decidem escrever sua história, começaram então a construir seu patrimônio, porém poucos sabiam ler e escrever, logo vão atrás de Antônio Biá, carteiro e morador de Javé que sabia escrever, mas era preciso uma história verdadeira, científica, sem mentiras, e nem distorção da verdade. Então Antônio Biá começou a ouvir a história do povo, como foi a formação da cidade, como foi originado, e várias outras coisas.
O povo de Javé começava a colaborar, contando várias histórias, cada uma diferente da outra, com isso foi se tornando uma confusão, pois todos queriam contar sua história e também ter o seu nome citado no documento.
Contudo no decorrer do filme, Biá se ver perdido em tantas histórias, sem saber quais eram verdadeiras, e acaba por não registrar nenhuma história no papel, portanto sem um documento histórico escrito sobre Javé, não restava outra alternativa a não ser a inundação, e foi justamente isso que aconteceu, infelizmente Javé foi inundada, e portanto a usina foi construída. O povo de Javé apenas presenciava aquele fato triste, sem poder fazer nada, pois a verdadeira história de Javé não se sabia, mas a história a partir da inundação da vila, essa com toda certeza nunca seria esquecida, ou não... ou talvez essa história de inundação seria apenas uma invenção de alguns dos