resumo do filme narradores de javé.
Um jovem perde sua balsa e acaba entrando em um bar na praia para esperar pela próxima balsa.
Ao conversar com as pessoas desse bar, ele começa a ouvir a história que Zaqueu começa a contar sobre sua terra natal : Javé.
A cidade seria inundada devido a uma barragem que iria ser construída. Para salvar Javé, o povo decide chamar Antonio Biá, que havia se isolado do povoado devido a cartas que havia escrito no passado ofendendo as pessoas. O povoado irá permitir a volta de Antonio se este escrever um livro com histórias que façam com que os engenheiros que irão construir a barragem acreditem que Javé é uma cidade de valor.
Ao conversar com as pessoas, cada um conta uma versão diferente da fundação da cidade de Javé, dentre outras histórias que contavam.
Toda essa confusão foi aos poucos desgastando Biá, este que decide desistir da missão de escrever o documento que prove a importância de Javé.
Biá deixa um recado para o povo dizendo que havia desistido, mas o povo não aceita e vai atrás de Biá para tirar satisfação. Discutem com ele e acabam brigando.
Zaqueu conta que logo, as águas chegam e inundam Javé. O povo, junto com Biá, lamenta pela perda da cidade.
Antonio Biá, ao ver que o povo havia resgatado o sino da cidade e estava preparado para mudança, decide então finalmente escrever uma nova história sobre a cidade de Javé, a partir daquele dia.A solução encontrada pelos habitantes foi de escrever a história do vilarejo de Javé, que, por ter a maioria dos habitantes analfabeta, não possuía nenhum relato histórico documentado. Antônio Biá, por ser um dos poucos que sabiam ler, recebeu a missão de escrever o “livro Javérico”, que contaria toda a história do vilarejo baiano para que a região fosse considerada patrimônio histórico e cultural do país, impedindo assim o seu desaparecimento.
Durante o filme, Antônio Biá sai de casa em casa para coletar informações dos habitantes mais antigos para escrever o livro. É nessa