Resumo do filme "Narradores de Javé"
Com isso decidem elaborar um “documento científico” com as narrações de diversos moradores a respeito dos acontecimentos importantes por eles vivenciados, mas como grande parte dos moradores é analfabeta e sem conhecimento o suficiente dos fatos históricos do vale eles decidem que o único que pode salvar Javé é Antônio Biá, um ex carteiro que traiu a confiança dos moradores mas que agora tinha a chance de reconquistá-los.
Nisso, Biá saiu batendo de porta em porta pedindo para os cidadãos contarem o que sabiam sobre o passado do vale enquanto ele registrava em um livro as histórias, alguns não gostavam da ideia de tê-lo dentro de casa a alguns aceitavam ajudar a salvar o lugar onde moravam.
O povo contou que os portugueses os expulsaram de Javé porque lá havia ouro, eles saíram vagando sem rumo apenas com o seu sino. Mesmo com o vasto conhecimento do ex carteiro o mesmo teve dificuldades em redigir as narrações que sofrem um misto de memória e história, de verdade e invenção.
Com toda essa confusão em conciliar a verdadeira história com o que as pessoas acreditavam que era, sempre acrescentando os nomes dos narradores nas histórias para que fizessem parte dos acontecimentos históricos do vilarejo, o documento acaba por não ser escrito no prazo de entrega.
E o Povo acaba como foi dito que já havia acontecido antes, vagando sem rumo com o seu sino.