Resumo Narradores de Javé
Narradores de Javé é um filme nacional de gênero dramático, de 2003. Neste drama há elementos de profunda sutileza , ironia e momentos trágicos, colocado no sertão nordestino.
A história já começa com uma metalinguagem, pois um morador de javé (Zaqueu) oferece contar a história para um pequeno grupo formado ocasionalmente em um bar.Se passa a uma pequena cidadezinha no meio do sertão nordestino, Javé, que teme pelo seu futuro com a construção de uma represa que inundará a cidade inteira. Para impedir a tragédia, percebem que a cidade tem que ter valor histórico e ser preservada. Para isso precisam reunir os fatos históricos da cidade que são contados em vias orais e coloca-los por escrito.
Porém a maioria dos moradores são semi ou totalmente analfabetos, o único que sabe escrever na cidade é o ex carteiro malandro Antônio Biá. Ex carteiro que foi banido por todos quando na tentativa de salvar seu emprego (já que ninguém sabia escrever, ninguém mandava assim uma carta), começou a escrever para as cidades próximas boatos e fofocas do povo de Javé. Quando descoberto, foi expulso da cidade. Assim, o único jeito era convica-lo para ser o escritor da HISTÓRIA DE JAVÉ.
Com um livro com páginas brancas, Biá vai de casa em casa conhecendo as fantasias, os mitos e os personagens que fizeram história naquela cidadezinha. Mas depois de tanto tempo, as histórias estavam distorcidas, cada pessoa tinha uma forma de contar, com personagens distintos, a mesma história ( a de como Javé foi a "terra prometida").Nas histórias contatas, não faltam relatos trágicos, cômicos e épicos.
Os relatos em tom de fábula dos moradores, que não conseguem se entender entre suas versões, os casos contados, a verdadeira fundação de Javé, o papel e a forma da morte de Indalécio, seu fundador, e da participação de
Mariadina, tornam-se perceptível no decorrer das cenas do filme que, as lendas e os contos contribuem para a formação cultural de um povo na