Estrutura de um mercado
Um mercado é o ponto de encontro entre produtores e vendedores de um dado produto, isto é, entre a oferta e procura desse bem. O termo é utilizado para analisar a formação dos preços de vários produtos objeto de troca. Segue abaixo as 4 Estruturas de mercado mais importantes:
1- Concorrência (Pura) ou (Perfeita)
É uma estrutura caracterizada pela existência de inúmeros compradores e vendedores, de tal forma que nenhuma empresa consiga, por si só ter influência sobre o preço de mercado. Algumas características importantes são a inexistência da possibilidade de se diferenciar o produto a livre entrada e saída de empresas do mercado, a perfeita mobilidade dos fatores de produção a longo prazo, a ausência de influências governamentais e o perfeito conhecimento, por parte de todos os intervenientes, das condições de mercado.
Na Concorrência Pura ou Perfeita, o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários a curto prazo, isso atraíra novas firmas para o mercado, pois não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e consequentemente os lucros extras tendem a zero. Existirão apenas lucros normais, implícitos nos custos, quando então cessa o ingresso de novas empresas nesse mercado.
2- Monopólio
É uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certos produtos ou serviços. Quando não existirem bens concorrentes ou substitutos, como acontece no mercado monopolista, à demanda de mercado tende a ser inelástica. Então quando o preço se elevar, haverá uma queda relativamente pequena no consumo da mercadoria, o que redundará em aumento da receita total da empresa. Contudo, isso não significa que o monopolista poderá aumentar os preços indefinidamente, se o preço se elevar em demasia, pesará muito no orçamento dos consumidores, que tenderão a consumir