A história da robótica
1.1 Histórico
A robótica para o seu desenvolvimento foi graças à contribuição da ficção científica,plantou idéias nas mentes dos jovens que podia empenhar-se em carreiras na robótica e criando consciência em meio ao público a respeito dessa tecnologia.Devemos também identificar certos desenvolvimentos tecnológicos através dos anos,que contribuíram para a substância da robótica .
Alguns dos desenvolvimentos iniciais no campo dos autômatos (ou dispositivos automáticos) são dignos de menção, embora nem todos tratem diretamente da robótica .Nos séculos XVII e XVIII construíram-se inúmeros dispositivos mecânicos inventivos com algumas das características dos robôs . Jacques de Vaucanson construiu vários músicos de tamanho humano em meados do século XVII. Essencialmente, eles eram robôs mecânicos projetados para uma finalidade específica:entretenimento.Em 1805 ,Henri Maillardet construiu uma boneca mecânica que era capaz de desenhar quadros.Uma série de cames foram usados como o “programa” para guiar o dispositivo no processo de escrita e desenho. A boneca escritora de Maillardet está em exposição no Franklin Institute na Filadélfia. Essas criações mecânicas de forma humana devem ser observadas como invenções isoladas que refletem o gênio de homens que estavam bem à frente de seu tempo. Houve outras invenções mecânicas durante a revolução industrial , criadas por mentes de igual genialidade, muitas das quais foram dirigidas para o negócio da produção têxtil. Elas incluem a fiandeira de fusos múltiplos de Hargreaves (1770), a máquina de fiar de Crompton (1779), o tear mecânico de Cartwright (1785), o tear de Jacquard (1801) e outras.
Em termos mais recentes, o comando numérico e o telecomando (telecherics) são duas tecnologias importantes no desenvolvimento da robótica .O comando numérico (CN) foi desenvolvido para máquinas operatrizes no final da década de 40. Como seu nome sugere , o comando numérico envolve o controle das ações de uma máquina