História da robótica
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
LUCAS KENJI SUDO
RAFAEL ANTÔNIO FAVACHO
RÓBOTICA INDUSTRIAL
Trabalho apresentado à Fund. Automação. Com. Fund. como requisito parcial de avaliação, orientado pelo Prof. Itamar Brito.
BELÉM
2014
INTRODUÇÃO
Segundo o filósofo Alan Touraine, os saltos de época se produzem quando coincidem três fatores simultaneamente: a descoberta de novas fontes energéticas, uma nova divisão do trabalho, e uma nova organização do poder. Isto aconteceu poucas vezes na História, e uma delas foi em finais do século XVIII, com a chamada Revolução Industrial.
Essas mudanças trazem consigo uma nova epistemologia, uma nova forma de ver o mundo. Um novo movimento, o racionalismo, começou a mudar a visão das pessoas, no sentido de confiar mais na ciência e na razão humana à diferença do que tinha acontecido até então, desde o início da História, quando se encaravam todos os acontecimentos da vida de uma maneira fatalista, com um enfoque religioso ou emotivo.
Politicamente, a burguesia chega ao poder a partir da Revolução Francesa, colocando nele uma classe que se caracterizava por uma distinção econômica, e não mais nobiliária ou de inspiração divina. Isto provoca uma nova relação com a economia, agora também um fator de poder, e começa a se privilegiar a acumulação de riquezas em forma desmedida, a popularizar o comércio e a produção, tanto industrial quanto agrícola.
Na organização do trabalho viu-se efetivada uma das mudanças mais radicais, com o nascimento das indústrias, o desenvolvimento e aperfeiçoamento das máquinas, os horários de trabalho fixos, e a produção em série.
A nova forma de produção em série, que foi aperfeiçoada com a invenção, por Henry Ford em 1908, da linha de montagem, cria uma nova forma de consumo, na qual a abundância de produtos e a estandardização deles começa a ser comum na sociedade. Isto provoca que a