HISTORIA DA ROBOTICA
Nos países desenvolvidos o uso dos robôs pode ser dividido em três fases:
Na primeira, uma significativa robotização ocorreu na indústria básica de metal e na indústria de processamento de partes, o que contribuiu a melhora na qualidade dos produtos, as tarefas robotizadas foram principalmente referentes a alimentação de máquinas e transporte de partes pesadas. Devido a natureza do trabalho, que acabou livrando os trabalhadores realocados dessas tarefas pesadas. A resistência social nessa fase da robotização foi pequena.
A segunda fase iniciou nos anos 70 com a robotização das montadoras de automóveis, onde predominantemente tarefas como solda, pintura e fundição foram robotizadas.
Na terceira fase foi a robotização da indústria eletrônica, onde robôs foram usados para montagem de componentes eletrônicos que exigiam grande precisão.
Nos EUA algumas empresas sofreram grande resistência social nesta etapa, principalmente pela elite dos montadores, que desfrutavam de salários mais altos devido a habilidade que possuíam.
Na época foi mostrado dados comparativos entre o preço médio de um robô no Japão e o custo da mão-de-obra do ano de 1970 a 1985. Neste período o custo médio de um robô em 1985 caiu para um terço de seu valor em 1970.
Enquanto isso, o custo da mão-de-obra aumentou em cinco vezes e o número de