valências físicas aplicada no futsal
O goleiro é o jogador que mais exerce funções dentro de uma equipe, dentre estas funções estão: a defesa da meta, a reposição da bola em jogo e a orientação do jogo. Algumas ações defensivas podem ser destacadas como: pegadas, encaixe, defesa rasteira no meio e nas laterais, defesa à meia altura nas laterais, defesa alta no meio e nas laterais, defesa com os pés, saídas nos cruzamentos, enfrentamento, penalidade máxima e defesas com formação de barreiras. Apesar de ser em menor quantidade ele exerce também funções ofensivas, com reposições de bola e até sendo cobrador de faltas ou pênaltis.
No futebol, ou no futsal o goleiro atua de forma distinta de todas as outras posições, seja por atuar em uma posição única no esporte em que a possui, seja por ter que apresentar características físicas, técnicas e psicológicas diferentes dos demais companheiros de equipe. Scopel, Andrade (2005) afirmam que “investigou-se, dentro do futebol de campo, a posição de goleiro, visto ser esta uma função diferenciada daquela dos demais integrantes da equipe.” Esse tipo de conclusão é fácil de ser observada por qualquer um que assista futebol, é só começar olhando no próprio uniforme que ele utiliza que é diferenciado de seus companheiros. Outro aspecto que ajuda a se chegar a essa conclusão é ver seu posicionamento e a maneira com que ele atua (fatores técnicos e táticos), além disso, ninguém admite suas falhas.
Csanádi (apud VIANA, 1995) considera a coragem, a tranquilidade, a capacidade de reações múltiplas, a força de vontade e a confiança, como importantes habilidades psíquicas necessárias a um goleiro.