Valencias Fisicas Aplicadas ao Futsal
Para os atletas da modalidade de futsal torna-se eficaz a avaliação das valências físicas, para que a prescrição correta do treinamento possa ser aplicada. Elementos como: força de membros inferiores, agilidade, velocidade e flexibilidade, estão interligadas ao desempenho de cada atleta, visando o aperfeiçoamento de cada componente específicos.
FLEXIBILIDADE:
Pode ser definida como o grau de extensão da amplitude de uma determinada articulação. No esporte uma boa flexibilidade ajuda a prevenir lesões e melhora o desempenho. No caso do futsal a flexibilidade se aplica mais aos goleiros que tem que estar em perfeita flexibilidade em todas as articulações do corpo para se obter um alto rendimento. Também pode ser definida como a capacidade funcional das articulações de movimentar-se dentro do limite ideal de determinadas ações.
FORÇA:
Força é a capacidade de um músculo vencer a resistência, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar.
Força Dinâmica: Capacidade do indivíduo em executar determinados movimentos com cargas que variem entre 60% e 80% da sua capacidade máxima. Se usa essa força quando está correndo atrás da bola ou quando o indivíduo realiza pequenos esforços no passe ou lançamentos. Também conhecida como força isotônica que é a força dos membros em movimento, ou mesmo ao suportar o peso do corpo em movimentos repetidos durante um período de tempo.
Força Estática: Acontece em travadas ou divididas em que o indivíduo fica firme e o outro atleta se choca com ele causando um força em um objeto imóvel. Conhecida também como força isométrica, tem a capacidade de produzir calor sem que haja modificação no tamanho da fibra muscular.
Força Explosiva: É a capacidade de produzir a máxima tensão muscular, contra uma máxima oposição. Acontece quando o indivíduo descarrega sua força máxima na perna que entrará em contato com a bola ou quando o indivíduo dá tudo de si em um pique