A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Pedro Almeida de Souza Filho1
Em meio a um desejo de entender a relação existente entre a Matemática e o mundo surgiram grandes intelectuais e, assim, na medida em que há avanço nessa ciência, há também avanço na compreensão do mundo. Regras e padrões estão por toda parte, e tentar dar sentido a eles é uma das razões pela qual a Matemática surgiu.
Podemos citar alguns dos contribuintes para a evolução da Matemática como: Pitágoras que foi um filósofo e matemático grego fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia. Uma de suas mais conhecidas e admiradas construções são as Pirâmides do Egito, algo fortemente interessante e que jamais saberemos ao certo se foram usadas como conhecimentos próprios ou por mera casualidade.
Pitágoras, embora conhecido pelo Teorema de Pitágoras, foi quem deu início ao pensamento de prova. Mesmo confiando em certas propriedades observadas em relações numéricas, se convencia das mesmas quando podia prová-las.
Entre outras coisas, Pitágoras observou padrões nas notas musicais, e as associou com números, chegando posteriormente a conclusão de que eles constituíam todo o universo.
Hípaso de Metaponto foi um filósofo membro da Escola Pitagórica. Nasceu em torno do ano 500 a.C. em Metaponto, cidade grega da Magna Grécia situada no Golfo de Tarento, ao sul do que agora é a Itália.
Se crê que foi quem provou primeiramente a existência dos números irracionais, em um momento em que os pitagóricos pensavam que os números racionais podiam descrever toda a geometria do mundo. Hípaso de Metaponto havia quebrado a regra de silêncio dos pitagóricos, revelando ao mundo a existência destes novos números. Isso havia feito com que estes o expulsassem da escola e edificassem uma tumba com seu nome, mostrando assim que, para eles, ele estava morto.
Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia