A história da matemática como instrumento metodológico no processo de ensino aprendizagem
Maristela Heberle Marques¹
Vinícius José Henrique da Costa Leonardi²
RESUMO
Este estudo tem como objetivo principal destacar a História da Matemática como estratégia facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, de forma a contextualizar o conteúdo. Assim, a proposta desse trabalho é servir de introdução ao estudo, acerca do uso da História da Matemática enquanto fornecedora dos elementos necessários para a constituição de caminhos lógicos, tendo em vista a construção original daquele tópico que se quer ensinar, proporcionando ao aluno uma visão do significado da totalidade do conteúdo ensinado. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou subsídios para a fundamentação teórica deste estudo. Com isso, demonstra-se que a História da Matemática pode sim auxiliar na compreensão dos conteúdos ensinados em sala de aula, pela motivação e na exemplificação de problemas do cotidiano.
Palavras-chave: História da Matemática. Metodologia. Ensino.
_______________
¹ Aluna do curso de pós graduação em metodologia do ensino da Matemática e Física, Graduada em licenciatura plena em Matemática pela UNISUL. (maristelaheberle@bol.com.br)
² Mestre em matemática aplicada pela UFPR, Graduação em Física pela UFPR.
1 INTRODUÇÃO
O tema trabalhado neste artigo é o uso da História da Matemática como instrumento metodológico no processo de ensino aprendizagem, sendo sua delimitação os conteúdos ministrados no ensino fundamental
Este trabalho tem por objetivo analisar o uso da História da Matemática como instrumento e forma de contextualizar o ensino de Matemática, tornando a aprendizagem mais significativa e deixando o indivíduo mais crítico e reflexivo, conforme ensina Freire (1996).
A aula tradicional, em que o professor somente repassa o conhecimento para o aluno, não tem se mostrado atraente e motivadora e leva aos alunos a terem problemas cada vez