projeto
CRISTINA HELENA MOREIRA
FANAN – FACULDADE NANUQUE - MG
RESUMO
O presente Projeto de Pesquisa foi pautado a partir de estudos observatórios relacionados à utilização do jogo no processo ensino-aprendizagem da Matemática no 5º ano da EEEF Valério no turno matutino. Salientamos a importância deste recurso metodológico nas aulas de Matemática. Explicitamos os momentos do jogo, o desenvolvimento dos conceitos matemáticos através desta atividade e também sua importância para o desenvolvimento da habilidade de cálculo mental.
Destacamos a metodologia de resolução de problemas como a mais adequada para a aplicação do jogo em sala de aula. Realizamos uma pesquisa com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental a fim de verificar se eles utilizam o jogo para ensinar conceitos matemáticos e de que forma isso acontece. Analisando esta pesquisa verificamos que a porcentagem de docentes que utilizam jogos ainda é bem pequena e entre os que fazem uso deste recurso, há casos em que não se percebe a necessidade das intervenções pedagógicas, porém são estas que contribuem muito para o aprendizado dos conceitos matemáticos na situação de jogo.
INTRODUÇÃO
Este Projeto de Pesquisa foi realizado no período do curso de pós – graduação da FANAN na área de educação . O tema “ O jogo na aula de matemática – concretização do saber” , foi escolhido devido às dificuldades dos alunos quanto à compreensão da Matemática, na metodologia tradicional de ensino, a qual está baseada em memorizar procedimentos, com pouco respeito do porque da realização destes. Ao longo da realização do Projeto que tal memorização leva ao fracasso ao se depararem com a resolução dos problemas, poucos recursos didáticos são utilizados de concreto. Percebi a importância do professor conhecer as diversas possibilidades dos recursos pedagógicos, no caso em questão, os jogos para a