projeto
XIII CIAEM – IACME, Recife, Brasil, 2011.
História da Matemática na sala de aula
Ana Catarina Cantoni Roque
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e
Universidade Federal de Minas Gerais anacant@gmail.com Brasil
Maria Laura Magalhães Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais mlauramgomes@gmail.com Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta e analisa uma atividade desenvolvida em três etapas – questionário inicial, trabalho com um texto sobre a história dos números negativos e questionário final – junto a três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada com o objetivo de subsidiar o trabalho de campo de um projeto de mestrado que pretende investigar as potencialidades pedagógicas da
História da Matemática na educação matemática escolar à luz da perspectiva da aprendizagem situada. Na análise das respostas dos alunos, verificou-se que a maioria dos alunos já via a Matemática como um conhecimento que foi se desenvolvendo ao longo do tempo. No entanto, foi possível perceber que a presença da História da Matemática, além de despertar o interesse dos estudantes, contribuiu para que eles percebessem a Matemática como uma criação humana para satisfazer a necessidades e motivações, e também para desmistificar a Matemática e seu ensino.
Palavras chave: História da Matemática, números negativos, Educação Matemática,
Ensino Fundamental.
Introdução
Apesar de, no Brasil, as indicações relativas à participação da História da Matemática na
Educação Matemática serem antigas – elas apareceram pela primeira vez, de maneira explícita, na legislação de 1930 (Miguel & Miorim, 2004) – é somente nos últimos vinte anos que seu papel didático tem ganho relevo e importância.
De acordo com Miguel e Miorim (2004), a partir da década de 1990, houve uma ampliação do trabalho com elementos