A história da informática no brasil
Aluno: Ewerton Jonathan Araújo de Sousa
Professor: Daniel Branco Disciplina: Matemática
Turno: matutino curso: 1ºsemestre de a administração
A história da informática no Brasil
É a ciência do tratamento lógico e automático da informação - entendia, esta última, como suporte dos conhecimentos e das comunicações. Sua parte mais visível são os computadores, mas a informática está presente também no estudo e desenvolvimento de softwares, equipamentos periféricos de entrada e saída da informação, robôs, linguagens e técnicas de programação, microeletrônica e tonas as aplicações que da alguma forma fazem o tratamento automático da informação, de componentes para cafeteiras elétricas a equipamentos de bordo de aviões.
Entretanto, com o passar dos anos, os consumidores foram se apercebendo que a tão sonhada independência tecnológica, se viesse, ainda iria demorar bastante, pois o que se via no mercado eram cópias dos microcomputadores fabricados nos EUA [35], algumas até fraudulentas [21]. Além disso, havia ainda três agravantes: (1) Qualidade bem inferior; (2) De três a dez vezes mais caros que os estrangeiros; (3) Obsoletos, já havendo modelos mais recentes lançados no mercado internacional.
Naturalmente, isto não deveria ser novidade para o consumidor brasileiro, pois, em outros setores, as coisas não são tão diferentes. Por exemplo, a qualidade dos eletrodomésticos nacionais é flagrantemente inferior aos equivalentes importados; o automóvel nacional possui uma transmissão obsoleta há mais de vinte anos (nos EUA os carros são hidramáticos); além disso, são pelo menos três vezes mais caros que os consumidos no exterior.
Mas o maior problema para o usuário nacional não é propriamente o preço alto ou o obsoletismo dos equipamentos, mas sim sua qualidade. De fato, até mesmo os computadores americanos apresentam falhas. No entanto, enquanto que