Linha do tempo: história da informática educativa
Tarefa da Semana 2
Linha do tempo: História da Informática Educativa no Brasil
O Brasil iniciou caminho para informatizar educação, discutindo uso de computadores no ensino de Física (USP/São Carlos)
Criação da Secretaria Especial de Informática SEI primeiro órgão destinado a estudar uma política nacional para as questões específicas da Informática na Educação.
Foi realizado o Seminário Nacional de Informática, organizado na Universidade Federal da Bahia, patrocinado pelo MEC SEI e CNPq com tema: "O impacto do computador no processo educacional brasileiro a nível do 2º grau".
Com iniciativa conjunta do MEC, CNPq, FINEP, SEI, voltada para a criação de núcleos interdisciplinares de pesquisa e formação de recursos humanos nas Universidades Federais (UFRGS, UFRJ, UFPE, UFMG e UNICAMP). Apesar de dificuldades financeiras, este projeto foi o marco principal do processo de geração de base cientifica e formulação da política nacional de informática educativa.
1971
1975
1979
1981
1982
1983
1984
A UNICAMP iniciou cooperação técnica com o Media Lab LAB do
Massachussets Institute of Technology MIT, criando um grupo interdisciplinar para pesquisar o uso de computadores com linguagem LOGO na educação de crianças.
I Seminário Nacional de Informática na Educação, na UnB.
Foi criada a Comissão Especial de Informática na Educação. Elaboraram o Projeto EDUCOM.
Reestruturação do Centro de Informática do MEC (CENINFOR) para assumir a coordenação do projeto EDUCOM.
O MEC criou o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º grau, destinado a capacitar professores (Projeto FORMAR) e a implantar infra-estruturas de suporte nas secretarias estaduais de educação (Centros de Informática Aplicada à Educação de 1º e 2º grau - CIED), escolas