Informática na educação: o uso de objetos virtuais de aprendizagem no processo didático pedagógico da disciplina de história do brasil.
O USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO BRASIL.
Daniel Rodrigues de Lima Júlio César Queiroz de Souza Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI História (HIDO167) – Prática do Módulo I 09/07/2011 RESUMO O presente paper terá como tema o uso de objetos virtuais de aprendizagem no processo didático pedagógico da disciplina de História do Brasil. Tem como objetivo geral analisar como objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir como materiais didáticos pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de História do Brasil, além de mostrar as relações da informática com a educação e compreender como são produzidos os objetos virtuais de aprendizagem. O tipo de pesquisa de acordo com os procedimentos técnicos que utilizaremos será o de revisão bibliográfica, analisaremos ainda o objeto virtual intitulado: Estante Viva de História do Brasil do Século XX. Por fim, acreditamos que os objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir em muito no levantamento de discussões e de questões no que tange o processo cognitivo da disciplina de História do Brasil. Palavras-chave: Objetos virtuais de aprendizagem, Recurso didático pedagógico, História do Brasil.
1 INTRODUÇÃO O presente artigo abordará o uso dos objetos virtuais de aprendizagem no processo didático pedagógico da disciplina de História do Brasil, descrevendo como tais materiais didáticos pedagógicos trabalhados pelos professores em sala de aula podem ser excelentes recursos no sentido de dinamizarmos as aulas, além de à prática docente possibilitar ferramentas à fomentação de questionamentos e discussões. A escolha do tema é pelo fato de dentro do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) na modalidade de Educação à Distância (EAD), haver o componente curricular obrigatório denominado de prática, onde são formados grupos para
2
elaborarem e