A história da informática educacional no brasil
OS PRIMEIROS SUBSÍDIOS
Jonathan Oliveira Ferreira *
Rhuanna Morais **
Thallyson Costa Silva ***
RESUMO: Há relatos do uso de computadores na área de educação desde os anos 60, pelo que se tem notícia, foi quando aconteceu a primeira experiência educacional, na área de física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim como as primeiras iniciativas na área tiveram suas raízes plantadas na década de setenta, quando, pela primeira vez, em 1971 começou as discussões realmente sobre o uso da informática educativa no Brasil, assim por diante com os avanços tecnológicos com a EDUCOM a informática hoje em dia é tida como um meio de ensino-apredizagem.
Palavras-Chave: Informática educativa, EDUCOM, história da informática educativa
INTRODUÇÃO
A busca de alternativas capazes de viabilizar uma proposta nacional de uso de computadores na educação, que tivesse como princípio fundamental o respeito à cultura, aos valores e interesses da comunidade brasileira, motivou a constituição de uma equipe intersetorial que contou com a participação de representantes da SEI, MEC, CNPQ e FINEP, como responsáveis pelo planejamento das primeiras ações na área.
Como princípio fundamental do trabalho desenvolvido, a equipe reconheceu como prioritário a necessidade de consulta permanente à comunidade técnico-científica nacional, no sentido de discutir estratégias de planejamento que refletissem as preocupações e o interesse da comunidade nacional. Para tanto, optou pela realização do I Seminário Nacional de Informática na Educação, na Universidade de Brasília, no período de 25 a 27 de agosto de 1981, e que contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, constituindo-se no primeiro fórum a estabelecer posição, destacando a importância de se pesquisar o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Deste seminário surgiram várias