A História como ciência
Com ela, você terá a oportunidade de discutir, reflectir, pesquisar, relacionar assuntos, comparar fatos. Estudará fatos ocorridos no passado, em outros lugares e no Brasil. Mas, sobretudo irá perceber que o mundo do qual fazemos parte foi construído ao longo do tempo por pessoas como nós e o futuro será em grande parte o resultado daquilo que fazemos parte hoje.
Sim, a história faz parte das nossas vidas, porque é do passado que temos conhecimento dos fatos ocorridos e das suas consequências para o presente e futuro. Conhecendo a história ficamos sabendo que pessoas como nós, em tempos e lugares diferentes e distantes se defrontaram com os mais variados problemas, os quais nos também defrontam hoje. Mas, a história mostra-nos que enquanto estudiosos da ciência, da tecnologia, da arqueologia e da teologia mudam constantemente suas descobertas e conclusões, o Criador (Deus) do homem que faz a história, mantém suas palavras inalteradas desde que foi escrito há milhares de anos. Peça a Deus que abra seus olhos e sua mente para ouvir e ver suas obras através da história criada pelo homem.
Para os gregos, a história não se referia necessariamente ao passado, sendo antes uma lista ou descrição sistemática de fatos. Para Aristóteles, a história era o estudo de fenómenos particulares, enquanto a poesia relacionava-se ao geral, cujo conteúdo era mais filosófico e exemplar do que o daquela. Durante a Idade Média, a história permaneceu ligada às crónicas e a uma concepção teológica muitas vezes deformada em seus relatos pela distorção e pela lenda. O conceito científico começou a avançar durante o Renascimento, quando os