A historia que não se conta
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
CHEGADA NO BRASIL EM 1810 - ACADEMIA REAL MILITAR
1874 - ESTENDIDA ÀS MULHERES
FASE HIGIENISTA - ATÉ 1930 FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945) FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964) FASE COMPETITIVISTA (1964) FASE POPULAR (APÓS ABERTURA DEMOCRÁTICA) FASE COM TENDÊNCIA SOCIAL (ATUALIDADE)
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
FASE HIGIENISTA - EUGENIA (até 1930)
EUGENIA: Estudo de medidas sócio-sanitárias, sociais e educacionais que influenciam física e mentalmente, o desenvolvimento das qualidades hereditárias dos indivíduos e portanto das gerações. 1822 - Rui Barbosa defende parecer. Crítica da elite dominante. Trabalho físico x trabalho intelectual. Rui e Fernando de Azevedo colocavam o físico a serviço do intelecto. Ressaltavam a importância da eugenização. Visão da mulher frágil que deveria se tornar forte e sadia para gerar filhos. Liberação da Educação física para mulheres com prole. (Só em 1979 o CND derrubou deliberação de sua autoria que proibia a mulher de praticar determinados esportes). 1929 - Anteprojeto do ministério da guerra passava ao Conselho Superior de Ed. Física (subordinado a ele) o papel de centralizar, coordenar e fiscalizar as atividades relativas à Educação Física e ao Desporto.
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945)
Constituição de 1937 - Finalidade de promover a disciplina moral e o adestramento físico de maneira a prepara-lo para o cumprimento dos seus deveres para com a economia e a defesa da nação. A Educação Física era vista como poderoso auxiliar no fortalecimento do Estado e possante meio para o aprimoramento da raça. Defesa contra o comunismo e assegurar o processo de industrialização. Militarização do corpo: - Moralização do corpo pelo exercício físico - O aprimoramento incorporado à raça - Ação do Estado sobre o preparo físico e suas repercussões no trabalho.