A cabeça de steve jobs
“A CABEÇA DE STEVE JOBS”
AUTOR: LEANDER KAHNEY
Para quem não conhece a história de Jobs, O livro “A Cabeça de Steve Jobs” é fundamental. Escrito por Leander Kahney, editor da revista Wired.com, e principal colaborador do blog Cult of Mac (cultofmac.com), o livro narra a trajetória deste gênio. Kahney fala inclusive da dificuldade de acreditar que um único homem tenha revolucionado a informática nos anos 1970 e 1980 (com o Apple II e o Mac), e tenha revolucionado o cinema de animação nos anos 1990 (com a Pixar e o famoso filme Toy Story).
Steve Jobs, além de eleito CEO da década, construiu a Apple, teve sua queda na empresa, que por consequência caiu também, foi também um dos fundadores da Pixar. Sua mais recente revolução foi na música trazendo um aparelho pequeno de fácil uso que virou febre no mundo inteiro, o iPod.
O livro reúne as lições empresariais de um elitista que faz gagdets fáceis de serem utilizados por qualquer pessoa. Também mostra segredos de seu sucesso, considerando um líder notável nas indústrias da tecnologia da informação e do entretenimento.
É necessário um parênteses nesta resenha. Uma experiência minha como cliente da Apple: “ninguém joga fora a caixa – embalagem – de um produto da Apple”. Ela é simplesmente fantástica! Jobs passava tanto tempo pensando na embalagem quanto no funcionamento das aplicações. Esta qualidade, dita impecável por muitos, é que faz com que a Apple seja hoje referência em produtos. Para Jobs, o ato de tirar um produto da caixa é parte importante da experiência do usuário. O gênio pensava em todos os detalhes com muito cuidado, e talvez seja por isto que eu tenha minha caixa ainda guardada.
É simplesmente fantástico ver como o Steve pensa globalmente a imagem dos produtos Apple, desde a embalagem, passando pela apresentação à imprensa e chegando às lojas próprias, tudo baseado na preocupação com a experiência do usuário. O autor realmente nos transporta para dentro da mente deste gênio, e