Resumo do livro: a cabeça de steve jobs
O livro “A Cabeça de Steve Jobs” tem como foco principal a trajetória de vida de Steve Jobs, o fundador da Apple. O início de sua carreira, seus segredos de sucesso, sua personalidade e temperamento, sua estratégia de marketing e design estão relatados nesse livro. Jobs é visto como um perfeccionista, um elitista e um capataz para os seus empregados. A Apple Computer Inc. foi fundado por Steve Jobs e por Steve Wozniak no quarto de Jobs e logo começaram a montar computadores na garagem de seus pais. Jobs deixou a Apple em 1985 e após 11 anos retornou à Apple. Ao retornar encontrou a empresa à beira da falência. Mas conseguiu transformá-la em uma empresa lucrativa, maior e mais saudável. Ele revolucionou a Apple com o iPod e mais tarde com o iPhone. Jobs Também teve êxito no mundo do cinema com o seu estúdio, a Pixar, quando lançou Toy Story, um filme animado por computador. Mais tarde acabou vendendo a Pixar para a Disney.
A NeXT foi uma outra empresa fundada por Jobs logo após sua saída da Apple. Sua intenção era de fazer concorrência com a Apple. Ela acabou sendo vendida para a própria Apple.
Steve Jobs passou por um sério problema de saúde. Em 2004 foi diagnosticado um tumor em seu pâncreas. Perdeu peso, se afastou por um período em 2008 para fazer o tratamento e hoje está bem.
Capítulo 1 – Foco: Como dizer “não” salvou a Apple.
Quando Jobs retomou o controle da Apple, ela estava à beira da falência. Estava vendendo cerca de 40 produtos diferentes, sendo nenhum produto líder de vendas. Era uma confusão de produtos. A sua estrutura organizacional estava uma desordem, tinha muitos empregados, entre eles engenheiros e gerentes.
Jobs fez várias mudanças na Apple. Reorganizou a empresa, simplificou a linha de produtos, cancelou diversos projetos e demitiu milhares de funcionários. O que Jobs queria era simplicidade. Dessa forma a Apple teve sucesso com algumas máquinas, como o iMac, que foi o computador mais vendido de todos os