Liturgia
O que é Liturgia?
Liturgia vem do grego e designa em geral: ação, serviço prestado ao povo, à comunidade. “ergon” = ação,obra; “leitos”, de “Laos”= povo
No A.T., já era exercida como serviço do Templo prestado pelos levitas. No N.T., esse serviço à comunidade e louvor a DEUS aparecem com vários nomes, desde a “diakonia”, “mysterium”, “mistério”.
São Bento deu-lhe também um nome: “opus Dei”, que engloba: o louvor a DEUS e a ação de DEUS em nós, comunicada ministerialmente e em sinais.
A palavra “liturgia” no sentido cristão-eclesial foi introduzida no séc. XVI. Em 1784 etmos a definição (Muratori): “’É o modo de Adorar o verdadeiro DEUS por meio de ritos externos e legítimo, é para testemunhar a glória de DEUS e tornar os homens participantes de sua glória.
A encíclica “Mediador Dei”(1947) diz: “A sagrada Liturgia é o culto público que o nosso Redentor presta ao Pai, como cabeça da Igreja; e o culto que a Comunidade dos fiéis presta a cabeça CRISTO, e por meio de CRISTO ao Pai. É o culto público total do Corpo Místico de Cristo, isto é, da cabeça e de seus membros. O documento do Vaticano II sobre a Liturgia diz: “Liturgia é o exercício da função sacerdotal de CRISTO, pelo qual, através de sinais sensíveis, se verifica e se realiza, de maneira própria a cada um, a santificação do homem; e através do Corpo Místico de Cristo (cabeça e membros) se exerce o culto público e integral”. Constituição dogmática (Sacrosanctum Concilium,7).
Conceito:
A liturgia è uma ação que tem, por assim dizer, dois movimentos em duas direções: uma ação ascendente, para o alto; e outra ação descendente, que desce. Para DEUS sobe o LOUVOR, A ADORAÇÃO A AÇÃO DE GRAÇAS... para a comunidade descem a AÇÃO de DEUS, a COMUNICAÇÃO da SUA MENSAGEM, a AÇÃO SALVÍFICA.
DEUS E essa dupla ação é uma AÇÃO de JESUS CRISTO que apresenta ao PAI nosso LOUVOR E NOS ALCANÇA do PAI os DONS SALVÍFICOS.
HOMEM
Ação