Historia que não se conta
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
IGOR CARLOS SILVA ANDRADE
EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL
A HISTORIA QUE NÃO SE CONTA
Fichamento apresentado no curso de Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da Educação Física no 1º período, sob a orientação do professora Daiane de Oliveira Santana.
Paripiranga
Abril de 2014
Referência
FILHO, Lino C. Educação Física no Brasil A História que não se Conta. Campinas Parirus, 1988.
Resumo
LINO CASTELLANI FILHO, nasceu em São Paulo, 1951, é professor de Educação Física formado pela E.E.F. da USP em 1974. Defendeu sua tese de mestrado em educação (Filosofia da Educação) na PUC de São Paulo em 1988. Entre 1978 e 1986 foi docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, exercendo neste estabelecimento a função de Coordenador do Curso de Educação Física nos anos de 1981 e 82. O livro educação física no brasil a história que não se conta nos revela que a educação física era voltada para o fortalecimento dos homens que serviam o exército, e exercício tinha objetivo principal para as mulheres para a geração de filhos fortes com isso saudáveis. Relata um pouco da história da educação física no Brasil e busca mostrar práticas transformadoras para que possam ocorrer mudanças na educação física escolar, e fala sobre a utilização da Educação Física na área de trabalho e sobre passagem da mesma pela história e educação no nosso pais.
Capitulo 1 – “Lá vem com História”
Citações
“[...] não se pode compreender plenamente a história acontecia senão à luz de todos os seus efeitos realizados e reconhecidos. O significado de qualquer fato histórico consiste no significado que ele possui ainda, na sua ação, nos efeitos que dele resultam...” (p.23)
“O caráter social de toda a Educação não deve ser esquecido, da mesma forma que o caráter de totalidade de