A Historia da Saúde Pública no Brasil
Em 22 de abril de 1500, grandes caravelas e homens com comportamentos e vestimenta diferentes chamavam a atenção dos índios que habitavam a costa do Brasil. Por outro lado, os portugueses, estavam encantados com a beleza dessa terra e a robustez dos índios, eles imaginavam o quanto poderiam extrair de recursos da terra. O Brasil chamado naquela época de Ilha de Vera Cruz foi por muito tempo colônia de Portugal, o que configurou uma economia ligada ao setor primário extrativista. A extração do pau-brasil era feita com auxilio da mão de obra nativa. Nessa fase, as doenças eram basicamente tropicais. Para combatê-las, realizavam-se rituais e utilizava-se ervas. (FAUSTO, 1996)
Outro ciclo econômico que marca a história do Brasil foi o do agronegócio. Em 1530 deu inicio a plantação de cana de açúcar em grandes extensões territoriais configura colônias formadas por escravos negros. O ciclo do açúcar colaborou para o desenvolvimento do litoral dos estados da região Nordeste, principalmente Pernambuco. Nesse ciclo, escravos amontoados em compartimentos minúsculos de navios escuros e sem nenhum cuidado com a higiene, eram trazidos do continente Africano para o Brasil. (FAUSTO, 1996)
Todo esse tráfico colaborou para a disseminação de doenças infectocontagiosas. Rapidamente o Brasil deixou de ser visto como paraíso e passou a ser considerado um inferno, em razão da ausência de estrutura sanitária mínima, principalmente nos portos, e do risco de se adquirir uma doença infecciosa. Essa problemática estava denegrindo a imagem do país e